sexta-feira, março 30, 2007

O FRIO É RELATIVO

Recebi de um amigo, e achei fantástico:

30ºC ou mais
Baianos vão a praia, dançam, cantam e comem acarajé.
Cariocas vão a praia e jogam futebol.
Mineiros comem um "queijin" na sombra.
Todos paulistas estão no litoral e enfrentam 2 horas de fila nas padarias e supermercados da região.
Gaúchos esgotam os estoques de protetor solar e isotônicos da cidade.

25ºC
Baianos não deixam os filhos sairem ao vento após as 17 horas.
Cariocas vão à praia mas não entram na água.
Mineiros comem um feijão tropeiro.
Paulistas fazem churrasco nas suas casas do litoral, poucos ainda entram na água.
Gaúchos reclamam do calor e não fazem esforço devido esgotamento físico.

20ºC
Baianos mudam os chuveiros para a posição "Inverno" e ligam o ar quente das casas e veículos.
Cariocas vestem um moletom.
Mineiros bebem pinga perto do fogão a lenha.
Paulistas decidem deixar o litoral, começa o trânsito de volta para casa.
Gaúchos tomam sol no parque.

15ºC
Baianos tremem incontrolavelmente de frio.
Cariocas se reúnem para comer fondue de queijo.
Mineiros continuam bebendo pinga perto do fogão a lenha.
Paulistas ainda estão presos nos congestionamentos na volta do litoral.
Gaúchos dirigem com os vidros abaixados.

10ºC
Decretado estado de calamidade na Bahia.
Cariocas usam sobretudo, cuecas de lã, luvas e toucas.
Mineiros continuam bebendo pinga e colocam mais lenha no fogão.
Paulistas vão a pizzarias e shopping centers com a família.
Gaúchos botam uma camisa de manga comprida.

5ºC
Bahia entra no armagedon.
César Maia lança a candidatura do Rio para as olimpíadas de inverno.
Mineiros continuam bebendo pinga e quentão ao lado do fogão a lenha.
Paulistas lotam hospitais e clínicas devido doenças causadas pela inversão térmica.
Gaúchos fecham as janelas de casa.

0ºC
Não existe mais vida na Bahia.
No Rio, César Maia veste 7 casacos e lança o "Ixxnoubórdi in Rio".
Mineiros entram em coma alcoólico ao lado do fogão a lenha.
Paulistas não saem de casa e dão altos índices de audiência a Gilberto Barros, Gugu Liberato, Luciana Gimenez e Silvio Santos.
Gaúchos fazem um churrasco no pátio... antes que esfrie

sábado, março 24, 2007

1 mês depois....

Vixe, nem parece que faz tanto tempo que eu não postava aqui, mas o último mês foi mega-agitado.

Começando pelo início, passei 11 dias no Rio, tentando fazer tudo que faltava por lá. Tarefa não concluída é claro! Mas deu pra aproveitar bastante e me preparar psicologicamente para a nova fase da minha vida que começaria assim que eu voltasse para POA.

Bem no Rio, aproveitei para curtir a minha mamy e meu irmão querido, além das duas bonecas que ele trouxe pra família (Cláudia e Bia). Comemos pizza, botamos o papo em dia, comemoramos o aniversário da mãe, e dei aquele abraço nele que eu estava com vontade a muito tempo. Amo vocês... Estava comentando com o Alexandre, sobre um seriado que eu estou assistindo que sempre me fazia lembrar da nossa infância (Supernatural ou Sobrenatural no SBT). São dois irmãos que são caçadores de coisas sobrenaturais, mas o que me toca, são as brincadeiras, a cumplicidade, a idolatria e as brigas que são comuns em irmãos, coisas que não se experimenta com nenhuma outra pessoa. Eu cresci idolatrando o meu irmão e as coisas dele, rsss. Tudo que ele fazia, eu queria fazer também; onde ele ia, eu queria ir também; o que ele mandava eu fazer, eu fazia. Mesmo com toda a superioridade de força e idade, não lembro de ele ter me batido ou me maltratado (tirando uns cascudos), mesmo quando eu, de fato, merecia ter tomado umas porradas. Sempre que eu precisei, ele estava ali, pra me defender dos garotos mais velhos. Sempre brigamos muito, mas nunca foi nada sério, e hoje que somos grandinhos, e ele nem parece tão mais velho assim, nos damos super bem, até porque, todos os brinquedos dele que eu podia ter quebrado, já se foram (o meu preferido foi o WAR, aquelas pedrinhas eram ótimos enfeites para bolinhos de terra). Viver em Porto Alegre é legal, mas sinto saudades da minha família, gostaria que fosse um pouco mais perto do Rio.

Depois desse momento Janete Clair, voltamos ao assunto da postagem. No Rio ainda, ganhei 4 quadrinhos com imagens do Rio da minha prima Helô e meu tio Aloisio, ainda não sei onde vou coloca-los, talvez no hall de entrada. Aproveitamos para dar uma volta no calçadão de Copacabana, a noite. Agora o negocio esta ficando chique por lá, os quiosques de madeira e fibra de vidro estão sendo trocados por outros de vidro, com parte subterrânea para banheiros e estoque. E os donos, que antes eram os carinhas gente boa, que vendiam biscoito Grobo ou côco gelado, agora são restaurantes de grife, como o Siri Mole. Se antes já era caro... agora então.

Dos meus amigos, só consegui ver a Eduarda e João, a Sininho e a Lu e mesmo assim tudo muito corrido, gostaria ter ter tido mais tempo com eles, de ir no Coca-free com o Master e a LU, de conhecer os namorados da Cris e Carol, de rever minhas amigas de infância, de ver todos bebes lindos que nasceram, de ter me encontrado com a Alline, de ter ido a Itaipu com a Andrea de rever meus amigos no Olga Benário, enfim um monte de coisas ficou para a próxima visita. Mas se foram 11 dias, o que eu fiz no resto dos dias? Trabalhei feito uma corna. Fui na UERJ conversar com o Paulo Brito, fui na UFF conversar com o Cassiano e fui no Museu Nacional ver material. Acordei cedo e dormi tarde todos os dias. Foi um belo preparativo para a vida que me esperava aqui em Porto.

Bem, desde a minha volta para Porto, estou frequentando diariamente a PUC, pois afinal de contas, agora que eu sou doutoranda, preciso tocar a tese adiante, além de estar cursando os créditos. A PUC tem consumido todos os meus dias, e o que sobra, o Carlinhos devora para ele. Por isso, o blog ficou abandonado durante um mês.

Fico por aqui, morrendo de saudades de todos que eu amo no Rio, beijos nas crianças.