segunda-feira, setembro 25, 2006

Formatura Gaúcha

Sábado passado fui a uma formatura. Digamos que alguns conceitos mudam bastante entre RS x RJ. Meu Cunhado, agora bacharel em Direito, estava impecável, num terno escuro, cabelos cortados... Gastou algo em torno de R$ 500,00 com a produção da cerimônia. Nos valores de hoje, não sei se isso esta muito acima do valor no Rio.

  • Bem, desde o ínicio notamos algumas diferenças, a abertura parecia uma festa rave, cheia de lasers, música eletrônica e fumaça.
  • No quesito público, os convidados parecem estar prontos para se formar também, pois é quase traje de Gala. Mas isso não é uma questão uniforme, existia muita discrepância entre os convidados, desde mulheres de calça jeans até outras de vestido longo. Eu fiquei no meio termo, com um clássico terninho preto. Os homens estavam divididos entre os de terno e os de roupa social.
  • No Rio, apenas os formandos vão vestidos em traje de gala, uma vez que eles são as estrelas da noite. Os demais convidados, vão arrumados, as vezes até de longo... mas nada muito formal. Antes que alguem pense: Cariocas não usam havianas em formaturas!
  • A turma do Dinho era formada por 92 formandos!!!! e a formatura se resumiu basicamente: entrega dos canudos, juramento, oratória da turma e discurso do Paraninfo. Também com tanta gente, não sobra espaço pra mais discursos. No Rio, já temos em geral pequenos discursos descrevendo cada aluno, uma vez que não lembro de uma formatura com mais do que 37 formandos, logo sobra tempo para fazer bastante besteira e descontrair o clima.
  • Hinos... pra variar, ao final da formatura o famoso hino Riograndense foi ouvido, e notei que quase todo mundo (exceto eu) sabia a letra. E também descobri que a maior parte dos gaúchos levam o hino Estadual mais a sério do que o Nacional. Ai eu penso, se a Copa do Mundo fosse no Brasil, os jogos no RS teriam o Hino do Estado? Tomara que não....
  • Ultima coisa relevante, gaúchos adoram bandeiras e FAIXAS. Logo, quando você é aprovado no vestibular, a família apronta uma faixa - FULANINHO, BIXO 2007 PUC-RS Psicologia - pra mim isso é uma pagação de mico... mas eles gostam. Eis que durante a formatura, eu vi novamente as faixas!!!! - FULANINHO, BACHAREL 2007, UNIRITTER DIREITO Valeu!!! - ou seja, não bastasse a pagação de mico quando entra na faculdade, ainda tem a pagação quando você finalmente sai dela!
Mas entre mortos e feridos, terminamos a noite comendo pizza o que é sempre muito bom! A Boa noticia é que hoje meu ciático esta dando uma bela folga! e não estou sentindo dores! Então feliz da vida, mando beijos para quem tiver paciência de ler essas breves linhas de pura besteira!

Nenhum comentário: