quarta-feira, setembro 20, 2006

Revolução Farroupilha

"As comemorações da Revolução Farroupilha - o mais longo e um dos mais significativos movimentos de revoltas civis brasileiros, envolvendo em suas lutas os mais diversos segmentos sociais - relembra a Guerra dos Farrapos contra o Império, de 1835 a 1845. O Marco Inicial ocorreu no amanhecer de 20 de setembro de 1835. Naquele dia, liderando homens armados, Gomes Jardim e Onofre Pires entraram em Porto Alegre pela Ponte da Azenha.
A data e o fato ficaram registrados na história dos sul-ro-grandenses como o início da Revolução Farroupilha. Nesse movimento revolucionário, que teve duração de cerca de dez anos e mostrava como pano de fundo os ideais liberais, federalistas e republicanos, foi proclamada a República Rio-Grandense, instalando-se na cidade de Piratini a sua capital."
Fonte:
http://www.semanafarroupilha.com.br/historico.htm


Hoje foi o desfile comemorativo, ou invernada. Neste evento várias facções... facções não, isso parece coisa de traficante.. várias correntes gaúchas mostram suas vestimentas, tradições, tendo até carros alegóricos... mas não se iludam, não é nada muito elaborado, é bem tosquinho. No desfile são lembrados os indios da região (que pelo que eu soube foram dizimados, e por falta de indios reais, foram representados por crianças de outras etnias, tinha até um alemãozinho), as colônias Alemã, Italiana, e de várias regiões do RS.


O evento ocorre na avenida principal, em frente ao Acampamento Farroupilha, tendo ao fundo uma gigantesca bandeira do RS (gaúchos adoram bandeiras grandes). Hoje mesmo num dia nublado, com constante chuva, estavam presentes mais de 40mil pessoas para assistir o evento. É uma espécie de carnaval do RS, só que de graça e mais tosco. Isso ira mudar no dia que outro gaúcho tiver a ideia de fazer outra Apoteose! Ai filho, babou! Já imagino os turistas vindo ver as prendas nos seus vestidinhos curtos e olhares atrevidos! Grandes carros alegóricos, cheios de neons, paetes e mulatas, é claro, afinal todo alemão adora se grudar numa mulata. Por sinal, eu tenho a minha teoria sobre o fim da revolução Farroupilha, a versão original diz que o Governo do Brasil pagou uma bela quantia para que a guerra acabasse. Mas para mim, dinheiro não era o maior dos problemas, tudo girava em torno do estoque de mulatas! Onde os alemães iriam arrumar mulatas, se estivem separados e em guerra com o Brasil? mas isso é só um detalhe...


Mas chega de bobagens por hoje, porque para variar, eu ainda estou ferrada do ciático! Nervo maldito... quase 1 mês, de dores intensas, remédios caros. Essa semana vou consultar um médico novo, ter uma sétima opinião. Me desejem sorte!

3 comentários:

Maria Rivette disse...

SORTEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE

Maria Rivette disse...

TU ESTAS TRI FARROUPILHA!
DAQUI A POUCO VOU DIZER QUE É GAÚCHA DESDE PEQUENINHA..

OLHA LÁ HEIM?

BEIJOCAS E MELHORAS NO CIÁTICO VELHINHA... (OPS)

Vivizilla disse...

Observadora... gaucha jamais!!!! Já disse, quando vier o rebento, volto pro Rio pra parir! Vai ser carioquinha que nem a mãe! e ainda vai ter aula particular de chiado!